quinta-feira, 31 de maio de 2012

INTRODUÇÃO À CIÊNCIA ANTROPOLÓGICA I



Definindo Antropologia


Do grego anqrwpoV  (ánthropos) que quer dizer homem, e logoV  (logos), que significa palavra, estudo, ciência, a Antropologia é o estudo do homem e de suas obras e/ou comportamento.
Não obstante, é sabido que não é só a antropologia que estuda o homem. Muitas são realmente as disciplinas científicas que se ocupam do homem: a genética, a sociologia, a zoologia, a psicologia, etc.
O que distingue a antropologia das demais ciências sociais e humanas é seu objetivo de estudar o homem como um todo, em sua integralidade, a saber, nos seus aspectos sociais, culturais, físicos, psicológicos, religiosos,políticos,etc.
Antropologia estuda o homem em todos os seus aspectos comportamentais, desde suas ações relacionais em um grupo organizado, até suas expressões e produções culturais.
O antropólogo Melville J. Herskovits define bem a amplitude do estudo antropológico, como segue:
“Está no fato importantíssimo de que a antropologia, centrando sua atenção no homem, leva em conta todos os aspectos da existência humana, biológica e cultural,passada e presente,combinando esses diversos materiais numa abordagem integrada do problema da existência humana. Diversamente das disciplinas que tratam de aspectos mais restritos do ser humano, a antropologia frisa o princípio de que a vida não se vive por categorias mas é uma corrente contínua” (apud MELLO,2008,pg.34)
O antropólogo François Laplantine também define com  amplitude a antropologia:
“O estudo do homem inteiro; o estudo do homem em todas as sociedades, sob todas as latitudes em todos os seus estados e em todas as épocas” (LAPLANTINE, 2000, p. 16);
A ciência antropológica é, paradoxalmente, uma das ciências mais especializadas e ao mesmo tempo mais geral, pois não obstante se especialize no estudo do homem e de seu comportamento, foca também na análise de uma variedade de aspectos da realidade humana que envolve temas estudados  por outros cientistas tais como  geneticistas, psicólogos,sociólogos,biólogos,geógrafos, etc.
A Antropologia é, concomitantemente, uma ciência social, pois estuda o comportamento humano dentro de grupos organizados; uma ciência humana, pois estuda o homem em todos os seus aspectos e/ou em sua integralidade e totalidade, a saber, sua história, crenças, costumes, leis, filosofia, religião, etc.; e uma ciência natural, pois também estuda o homem enquanto ser vivo, psicossomático ,sua natureza,sua origem e evolução.
Certamente, a Antropologia é a ciência mais ampla que existe no que tange ao estudo do ser humano, suas obras e seu diversificado comportamento.
A Antropologia é muito vasta no que diz respeito ao seu campo de estudo, não possuindo limitações temporais, nem espaciais em sua investigação do comportamento humano, pois estuda a humanidade e suas manifestações em todos os tempos e em todos os lugares.

BIBLIOGRAFIA
JÚNIOR,Antônio Manoel Elíbio;POYER,Viviane.Antropologia Cultural. 2ª ed.rev.e atual.Palhoça:UnisulVirtual,2008.
LAPLANTINE, François.Aprender Antropologia. São Paulo: Brasiliense, 1988
MELLO,Luiz Gonzaga. Antropologia Cultural.14ª Ed.São Paulo:Editora Vozes,2008.
RIBEIRO,Alessandra Stremel Pesce;OLIVEIRA,Marcus Roberto de. Antropologia Cultural.Curitiba:Editora Fael,2010.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário